Diário de Cirurgia #6



Oi gente!
Sei que não postei mais o diário, é porque realmente não tinha novidade nenhuma pra contar, todo dia o mesmo drama que eu já tinha contado, é óbvio com algumas pequenas melhoras.

Dia 20/11 (26° dia de pós-operatório):
Hoje estou com zero hematomas, todos já foram embora.
A fisio tem ajudado bastante, o edema está cada vez menor, quem me vê hoje pensa que eu tirei os sisos no máximo, minha boca está abrindo mais (dois dedos) e a movimentação pros lados também está melhor.
Ainda estou com parestesia no lábio inferior, queixo e nariz, a sensibilidade do nariz eu já sinto que tá voltando, lábio e queixo nada.
Já estou falando normalmente.
Eu vi alguns casos que as pessoas sentiram dificuldade em respirar, eu não senti, mesmo tendo feito desvio de septo junto, eu respirei normal todo pós-operatório, mesmo não sentindo a narina direita.

Dia 21/11 (27° dia de pós-operatório):
Hoje tive consulta, fiquei mega feliz que tirei todos os pontos, eu tava querendo que isso acontecesse antes da minha sensibilidade voltar e aconteceu, ou seja, eu não senti nadinha pra tirar, parece que deu um alívio tirar, porque imagina escovar os dentes sabendo que tem ponto ali na gengiva?! Agora não tem mais :D
Quanto ao resto, continua tudo na mesma, a dieta líquida/pastosa continua, ficar longe do sol, não fazer esforço físico, etc.
Eu estava planejando passar o réveillon na praia, perguntei pra ele e ele não me liberou pegar sol até lá, ou seja, meus planos já eram, fiquei triste, mas tenho que pensar que tudo é por um bem maior. A pior coisa da ortognática é isso, o tempo de restrições é muito prolongado.

Dia 22/11 (28° dia de pós-operatório):
Eu acordei bem feliz achando que hoje fazia 1 mês de PO, kkk me enganei nos dias. Ando conversando com umas pessoas na mesma situação que eu e vi uma moça que está no 4° mês de PO e ainda não mastiga tudo, inclusive já perdeu 17kg, fiquei chocada. Eu perdi os 5kgs na primeira semana e quando comecei a ingerir coisas pastosas não perdi mais, muito carbo kkk.
A sensibilidade do meu nariz voltou quase 100%. Queixo e lábio continua na mesma. Essa semana fiz fisio só segunda-feira (17), mas pretendo continuar semana que vem, achei que o resultado, apesar de lento (normal) é bom. 
No queixo eu sinto uns formigamentos, na verdade é mais onde tinha os pontos, achei que ia passar por ter tirado os pontos, mas continua, nada demais, só um pouco desagradável.

Eu to ansiosíssima pra voltar a mastigar, realmente sentir o gosto da comida e tudo mais, duas meninas me falaram que com 35 dias já começaram mastigar, então tô feliz, porque to perto, claro que cada caso é um caso, mas tenho que pensar positivo. (Cheguei sonhar que estava comendo um pêssego kkk)

Uma dúvida que eu vi de gente por aí (pela interwebs), os pinos geram dor ou desconforto?
Não! Você não sente absolutamente nada, você só sabe que tem pinos no teu osso por ver no raio-x mesmo.

Uma coisa que eu não tinha falado ainda (porque não sabia), meu caso era cirurgia ortognática classe II. ("Classe II, de Angle: A mandíbula (parte inferior) é menor que o maxilar (parte superior). Neste caso, pode-se encurtar o maxilar ou alongar a mandíbula.")

Uma das coisas que me dá mais forças pra passar pelo pós-operatório é a reação positiva de quem vem me visitar, inclusive meu irmão que é a pessoa que mais me zoa, falou que ficou bom e tudo mais haha. Outras pessoas falaram que eu estou melhor do que tal pessoa que fez também, falaram que meu rosto está mais desenhado, é muito bom ouvir esses comentários, porque a gente tá sofrendo muito, aí percebe que em vão não é.

Postei duas receitas pra quem tá nessa situação:
Milkshake
Massa com frango

Se tu não entendeu nada nessa postagem, vem ler a parte 1 desse diário, aqui.

Tá passando pela ortognática? Vem me contar tua história: nataliadalpiva08@gmail.com


Siga as redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário