Treino ou dieta?

Constantemente me perguntam isso.

O que dá mais resultados treino ou dieta?

Vamos lá, acho que para alcançar o objetivo ambos os dois são necessários. Porem a dieta tem um peso muito maior ao treino.

Não adianta ter um treino super elaborado pelos melhores consultores sem uma dieta igualmente boa.

Muitas das vezes o treino representa 5 dos 7 dias da sua semana, já sua dieta representa 7 em 7 dias.

Não adianta você correr a maratona e treinar pesado esperando perder peso se você sai da academia e come 3 pizza hut inteira!


Você é o que você come!



Entenda que nosso corpo busca sempre um equilíbrio e se você deseja perder peso a regra é:

Seu gasto calórico tem que ser maior que seu consumo calórico. Ou seja se você come 2000kcal por dia e gasta 2300kcal você fica em um deficit de 300kcal e isso promove a perda graduada de peso.

Para aumentar a massa a equação é a mesma. Seu consumo calórico deve ser maior que a quantidade de caloria que você gasta.

A melhor dieta é aquela que você consegue seguir o ano inteiro.
Essas dietas milagrosas de perca 20kg em 2 semanas, perca até 15cm de barriga em 12dias e por ai vai são métodos radicais do qual você não vai conseguir seguir por muito tempo. Geralmente são totalmente desbalanceadas que provem uma perda rápida porem momentânea.

A dieta tem que ser bem elaborada, deve conter uma quantidade adequada de carboidratos,proteínas e gorduras boas. Para cada ocasião a quantidade varia ou seja se o intuito é ganhar mais massa muscular a ingestão de proteína e carboidratos deve ser maior que se comparado quando se quer secar.


Geralmente chamamos esse processo de BULK e CUTTING.
Onde o Bulk consiste numa fase offseason para aumento da massa muscular não se preocupando muito com a definição presando então o volume.

Já no Cutting é a fase onde se deseja ''secar'' aquele volume que veio acompanhado de um pouco de gordura buscando a definição.


Uma coisa importante é ter em mente é quanto é o seu consumo de calorias.

Porque você acha que geralmente você vê bodybuilders pesando suas comidas?
Eles pesam suas comidas por que para aquela refeição uma quantidade de proteína e de carboidrato e de gordura está sendo contada para que no final do dia após todas suas refeições eles possam saber quanto consumiram ao total onde está deficiente onde pode ter melhorias e ajustes.

Crie o hábito de verificar os rótulos ''isso aqui tem tantas calorias e dessas calorias maior parte é açúcar'' Isso vai te ajudar a se policiar no tanto de besteira que aquilo tem antes de consumir.

Foco na dieta!

@georgetoshiaki






2 comentários: