O vestido que parou a internet

Usuários das redes sociais (twitter, principalmente) estão presenciando a polêmica da "cor do vestido" desde ontem, alguns usuários diziam ver o vestido branco e dourado e alguns preto e azul, mas e aí, que cor é o vestido?

A foto surgiu no tumblr: Swiked

Li várias coisas por aí, inclusive que a cor que você via dependia do seu humor, se estava mais zen via branco e dourado e irritado azul e preto kkkk. A explicação que mais fez sentido pra mim é esta:

"Bevil Conway, neurocientista que estuda cor e visão na Wellesley College, explica à Wired que nosso cérebro “corrige” a cor da imagem, mas faz isso de maneira diferente dependendo da pessoa.

Ao tirar fotos, você tem a opção de alterar o equilíbrio de branco: é quando a câmera tenta corrigir o viés cromático da iluminação atual. Seu cérebro também faz um equilíbrio de branco automaticamente: isto é, ou você ignora a tonalidade azul, que resulta na cor branco/dourado; ou ignora o tom amarelo, resultando em preto/azul.

Por que isso acontece? Bem, a visão humana se adaptou ao longo de milênios para ver a luz do dia, só que essa luz altera as cores. Ela tem um eixo cromático que varia entre o vermelho do amanhecer/entardecer e o azul do meio-dia.

Assim, seu cérebro tenta corrigir o viés cromático da luz do dia. Mas a imagem do vestido atinge uma espécie de limite perceptual: “as pessoas descontam o viés azul e veem branco/dourado, ou descontam o viés dourado e veem azul/preto”, explica Conway."


Olha aí no site da loja como o vestido "deveria ser":



Tenho minhas dúvidas com essa "polêmica", seria um viral? Ou jogada de marketing da marca? Do nada atingiu o mundo inteiro? Kkk I don't know, vamos esperar pra ver.

Team branco e dourado!

Siga o blog nas redes sociais:

2 comentários:

  1. Oie!
    Concordo com você quando diz que é uma jogada de marketing ou algo mesmo especial pra internet e pra confundir nossas cabeças, eu vi branco e dourado o tempo todo, mas aqui em casa outras pessoas viram azul e preto. E nenhuma explicação eu entendi bem, enfim a explicação não me convenceu! bjs amor.
    dicasdrishop.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso com você que vi branco e dourado primeiro. Depois vi preto e azul e fiquei louca. Hahahah!

    www.missblackdiamond.wordpress.com

    ResponderExcluir