Os Benefícios do Chá de Hibiscus



Sabe aqueles dias que você se sente inchada? Sabe que não é TPM, mas sente o desconforto e pensa até que engordou? Isso pode ser retenção de líquidos.

A retenção de líquidos acontece por causa do extravasamento de um líquido bastante pobre em proteínas do sangue. Ele se desloca dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, causando inchaços visíveis.

Uma das coisas mais eficazes contra a retenção hídrica é o chá de hibiscus.

O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. Devido a esta planta, a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris. 

Outros estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão arterial.

O chá ainda possui boas quantidades de ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. A Vitamina A, que conta com um efeito antioxidante e é necessária para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea, e a vitamina C, que protege o organismo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele, também estão presentes na bebida.

Como eu costumo consumir o chá?

Coloco as flores de hibiscus ferver, quando começar a fervura desligo o fogo e deixo em infusão por pelo menos 30 min. Depois coloco o suco em uma jarra na geladeira e no outro dia tá geladinho pra ser consumido. Prefiro assim, porque gelado não sinto a necessidade de adoçar, faço em bastante quantidade pra durar vários dias.

Dá pra adicionar extras ao chá como: canela, gengibre, limão, vai de gosto e qualquer um desses itens tem nutrientes, por exemplo a canela e o gengibre aceleram o metabolismo, o limão é rico em antioxidantes.

Agora tem gente que não consegue beber chá de hibiscus, não suporta o gosto ou sente muita necessidade de adoçar, uma coisa que já fiz é adicionar á infusão maçã seca, dá um leeeeve adocicada, fica um pouco mais saboroso.

Quem aí sofre com retenção? Nós, mulheres, temos bastante problema com isso, espero que o post seja útil.

Fontes consultadas: http://www.minhavida.com.br/ e http://emagrecimentourgente.com/

5 comentários:

  1. Não conhecia o chá, irei experimentar.
    Te indiquei ao Prêmio Dardos lá no blog, bj <3

    vixeemenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas, super interessante.
    Te indiquei para o premio Dardos lá no meu blog.
    www.paularopkevigano.blogspot.om

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula se por acaso voltar aqui quero que saiba que não consegui acesso ao seu blog :/ beijos!

      Excluir
  3. Adorei a dica, vou experimentar este chá, bjos!

    ResponderExcluir