Papo fit: Benefícios do açúcar de coco


Benefícios do açúcar de coco 


Por não passar pelo processo industrial de refinamento ao qual é submetido o açúcar comum (ou branco), esta versão “integral” mantém as vitaminas e mineiras originais provindos da palma de coco e, por isso, é muito mais nutritiva.

O açúcar de coco é rico em vitaminas do complexo B, que participam do nosso metabolismo energético e assim aumentam nossos níveis de energia, regulam o humor, melhoram pele e cabelo, além de ajudarem na eliminação de toxinas pelo organismo. Também possui magnésio, nutriente que melhora a ação da insulina e fortalece os ossos, além de prevenir o envelhecimento precoce. O açúcar de coco também contém potássio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e cobre.


  •  Amigo da dieta? 


Apesar dos benefícios, é importante notar que o açúcar de coco não é menos calórico do que o refinado. A diferença é que, enquanto o segundo apresenta alto teor calórico e quase nenhum teor nutritivo – ou seja, é uma caloria vazia – o segundo oferece as mesmas calorias com bastante nutriente.


  • Outra boa vantagem desse açúcar em relação ao açúcar branco está em seu índice glicêmico. 


O índice glicêmico mede os efeitos dos carboidratos sobre a taxa de açúcar no sangue, mais conhecida como glicemia. O açúcar de coco apresenta um índice glicêmico de 35, enquanto o açúcar refinado tem um índice que varia de 60 a 75. Não entendeu nada? Então vamos simplificar: o açúcar de coco é absorvido de forma mais lenta pelo organismo e assim, não provoca picos rápidos dos níveis de açúcar no sangue. Quando esses picos acontecem, o pâncreas produz insulina suficiente para dar conta de tanta glicose. O problema aparece quando isso passa a acontecer com frequência: o organismo passa a ficar resistente a ação da insulina e é aí que o problema aparece. O problema tem nome e sobrenome: diabetes mellitus. Obviamente que a doença não vem sozinha: ela tem a companhia do sobrepeso e muitas vezes, de um colesterol elevado. O açúcar de coco impede que isso aconteça, já que em quantidades adequadas, não promove esses picos glicêmicos.


  •  Agora você deve estar se perguntando: de onde raios tiram esse açúcar do coco?! Da água? Da polpa? 


O açúcar de coco é feito a da palma de coco. A seiva é retirada e aquecida até desidratar. Depois de ser transformado em um uma substância espessa cor caramelo, ele é triturado em pequenos cristais e assim, surge o açúcar de coco.

 Nutricionista Roberta Dauernheimer
www.nutriroberta.com.br
 📧 contato@nutriroberta.com.br  @nutri_robertadauernheimer
☎ (54)8124 5848
Passo Fundo - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário